Mocidade de J.E.S.U.S

A Cura dos 10 Leprosos - Culto da Mocidade 10/10

Texto base: Lucas 17:11-19 – A cura dos 10 Leprosos


Confira uma breve encenação do GACEC sobre o texto da cura dos 10 leprosos

Por que motivo nós deixamos de dar graças a Deus?

10 leprosos foram curados! Por que 9 deles não voltaram para agradecer a Jesus??

O que estaria passando na cabeça e no coração de cada um daqueles 9 leprosos que se foram?

Aqui estão algumas sugestões inspiradas por Deus de alguns comportamentos que temos, que podem sem associados aos 9 leprosos:

1) INTERESSEIRO:

É aquele que fica tão maravilhado com o “presente” que se distrai com ele pra lá. Logo larga o que o presenteou, porque ele já não interessa mais. A benção já basta. Os leprosos só procuraram Jesus enquanto precisavam da cura. Após terem recebido o que queriam, partiram. Só há procura quando há necessidades.

2) PESSIMISTA:

Aquele que mantém os olhos fixos no que ainda está ruim. A pessoa se vê tão afogada em meio aos problemas que mesmo acontecendo um grande milagre acontece, aquilo é para ela só como riscar um único item de sua grande lista... É a história do copo metade cheio, ou metade vazio. Essa pessoa só enxerga a metade que ainda está vazia, nunca o sinal de esperança da outra metade que já foi cheia. A benção não deixa de ser maravilhosa só porque você ainda tem outras questões a serem resolvidas.

3) EGOÍSTA/FOLGADO:

É aquele que está sempre pronto para receber, mas nunca para dar. É o que tem medo de ser cobrado por algo em troca. É melhor sair de fininho... Ingrato, não reconhece o valor do que acaba de receber. O leproso deve ter temido que Jesus o “recrutasse” para largar tudo e segui-lo. Ele não queria compromissos; pegou sua benção e foi embora.

4) TÍMIDO:

Medo de se expor, de sair gritando glória a Deus, de pular nos pés de Jesus! Fica preocupado com o que os outros vão pensar, ou se recrimina dizendo que é um exagero... Tem vergonha de “botar a boca no trombone” e declarar os feitos de Jesus. Quantas vezes deixamos de falar das bênçãos de Jesus para os outros por vergonha de declarar Seu Nome e que foi Ele quem fez?

5)AUTO-PIEDOSO:

É o que morre de pena de si mesmo. “Eu não tenho nada que agradecer! O tanto que eu já sofri, ta doido, eu merecia isso mesmo!” ou “Eu me esforcei tanto para alcançar esse Jesus, eu enfrentei a multidão, EU fiz isso, EU fiz aquilo e eu já estava sofrendo tanto... Ai de mim...!!!”

Mas a Palavra diz que devemos EM TUDO dar graças, mesmo pelo período de sofrimento! Jesus, ao partir o pão da ceia, Ele deu graças... Aquilo era o símbolo de seu próprio sacrifício e Ele agradeceu porque dali algumas horas seu corpo estaria sendo partido como aquele pão...

Seja humilde e agradeça mesmo por aquilo que não dá prazer. Você pode pensar: “Mas eu sou filho de Deus! Eu tenho direito, eu mereço!” Aquele leproso que voltou era um estrangeiro! Ninguém merece nada. Tudo é pela graça de Deus! Seja submisso ao que Ele tem operado e agradeça.

6) TRABALHADOR COMPULSIVO:

Assim como Marta, um dos leprosos poderia estar muito preocupado com as suas tarefas e, assim, perdeu a chance de curtir o que há de melhor, o próprio Jesus! “Uma coisa só é necessária – e Maria escolheu essa boa parte.” disse Jesus. “Marta, não fique inquieta com tantas coisas!”

Quem mantém o foco nas tarefas, só no que precisa ser feito, não se permite um tempo para curtir o relacionamento com o Senhor. O endemoninhado geraseno, após ser liberto, vendo que Jesus partia, implorou para o mestre para continuar ao lado dele! “Jesus, deixa eu também subir no barco e ir para onde fores!!” A bênção deve nos deixar loucos para ficar com Jesus! Gastar nosso tempo com Ele, querer segui-lo para onde Ele for! Nossas questões e tarefas já não é a prioridade. O mais importante é a intimidade com Jesus, e foi o que Maria escolheu.

7) DISTRAÍDO:

É aquele insensível ao que Deus faz. A benção vem e ele nem vê. “Conte as bênção, dize quantas são.... então verás SURPRESO o quanto Deus já fez.” Porque nós achamos muito “naturais” as coisas que acontecem. Não damos a importância devida às obras do Senhor. A Bíblia diz que o leproso que voltou PERCEBEU que estava curado! Às vezes não percebemos o que Deus faz! Ou só porque muitas pessoas são abençoadas com a mesma coisa, achamos que essa benção não é tão especial... DEZ leprosos foram curados! “ah, essa foi fácil demais!” Mas só porque a bênção não foi exclusiva, ela não deixa de ser milagrosa!! Foi a cura de uma LEPRA!! Passamos distraídos e não percebemos a importância do que Deus faz por nós. Vamos embora como um daqueles leprosos sem agradecer.

8) DEPRESSIVO:

O depressivo não consegue enxergar nada de bom. Nada o estimula, nada tem graça. Ele também não consegue enxergar, mas esse não é por distração, é por um grave problema biológico, psicológico ou psiquiátrico e ele precisa procurar tratamento. O leproso tinha toda a razão de estar com depressão: excluído da sociedade e com uma doença fatal. Mas existe uma saída. Elias, um homem de Deus, quando se entregou à depressão, sem querer nem comer (só dormir, dormir...) Deus foi atrás dele, mandou um anjo, mandou comida, e perguntou: “Elias, filho, que fazes aí nessa caverna?” Esse não é o seu lugar, irmão. Deus está te chamando pra fora da caverna. Ele tem para nós a vida em abundância! Ele quer nos ver jubilosos gritando glória a Deus aos pés de Jesus! Ele quer abrir os nossos olhos para que vejamos as obras de Jesus e nos alegremos com elas!

9) O QUE QUER GLÓRIA PARA SI:

Quando algo maravilhoso acontece e dizemos “graças a Deus”, estamos dizendo que foi só por causa dEle que isso ocorreu, graças a Ele, não a nós mesmos. Assim reconhecemos que não temos parte nisso, que Deus é o total responsável, que eu não tive participação nenhuma.

Então as vezes não agradecemos, porque achamos que fomos nós quem fizemos. O leproso pode ter pensado que foi curado porque ele se esforçou, ou porque ele procurou a pessoa certa. As vezes somos bem-sucedidos, mas foi Deus quem operou a provisão em nós! Devemos dar sempre TODA A GLÓRIA para Deus. Não vá embora como os 9 leprosos levando a glória daquela conquista para si. Reconheça que foi Deus quem operou tudo e que a glória é toda Dele!

O 10º LEPROSO:

1) Viu que foi curado – estava atento ao que Deus operou. Não deixou passar despercebido.
2) Voltou – tomou uma atitude, não teve medo se precisasse se comprometer, não teve preguiça, não priorizou suas tarefas, mas sim o estar com Jesus! Voltar para Jesus era mais importante que qualquer outra coisa naquela hora! Não tava com pressa e nem deu um de interesseiro. Ele viu que Jesus era mais importante que a benção em si!
3) Deu a glória toda a Deus – fez conhecido os seus feitos, exaltou Seu nome!
4) Em alta voz – ele não teve vergonha, ou achou que era um exagero! Se para um gol de futebol as pessoas se esgotam de gritar, imagina para uma cura, um milagre?! É para o mundo inteiro ouvir!!
5) Prostrou-se com rosto em terra – se humilhou, se esvaziou de si mesmo, reconheceu que não era digno! Porque ele não é nada! Foi só pela graça!
6) Aos pés de Jesus – Buscou o que é essencial: não a benção, mas o mestre, o relacionamento, a intimidade com Jesus! Os milagres devem nos levar para os pés de Jesus.
7) Agradeceu a Jesus – deu a importância devida ao milagre! Se alegrou e celebrou em Jesus!!

Isaías 12:4-6: “Direis naquele dia: Dai graças ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de Ti.


3 comentários

  1. Fico muito feliz de ver como os jovens da Central estão buscando ao Senhor Jesus e dando liberdade para o Espírito Santo agir. Os cultos de sábado têm sido cheios da Presença e Glória do Nosso Deus, assim como na sexta-feira e domingo à noite. Não que Ele não esteja agindo nos outros dias, mas é necessário que as pessoas não limitem a manifestação do Poder de Deus. Como em todos os sábados, neste, o Senhor iniciou o tratamento de uma ferida muito antiga, através da pregação do Marcelinho. Deus o usou com simplicidade e grande sabedoria. Glória a Deus por sua vida. Que Deus continue abençoando os jovens e juvenis da nossa Igreja. E que saibamos valorizar a obra que o Senhor Jesus está fazendo na vida deles e através deles. Não impeçamos o Espírito Santo de agir,senão pagaremos um preço muito alto. Que Deus nos livre desse pecado. Sobrinhos queridos, amo todos vocês no amor de Jesus. Vocês são lindos!!!!!!!!!! por Deise Mara, em 14/10/2009
  2. Bom bom galeraa... Não sejamos ingratos com o Senhorr Ele nus amaa... Bj galera por Elaine Bassolli, em 13/10/2009
  3. Eu axo essa parada da palavra do culto no site um arraso ... bom ki kem num foi no culto sabe o ki houve láa... muito massaa bjj. por Elaine Bassolli, em 13/10/2009