Mocidade de J.E.S.U.S

A importância da atividade física para a qualidade de vida

Por que será que precisamos praticar uma atividade física?

De acordo com os professores Bryant Stamford, da Universidade de Louisville, e John J. Duncan, do Cooper Institute for Aerobic Research, a prática regular de atividade física é essencial para uma vida saudável, um corpo equilibrado e qualidade de vida.

Com o objetivo de melhorar nossa qualidade de vida, eles prepararam uma lista com 10 ótimas razões para cairmos na malhação e deixarmos de vez o sedentarismo.

Confira a lista!

1) Depressão: pessoas com um grau de depressão branda ou moderada e que praticam uma atividade física de 15 a 30 minutos em dias alternados, alcançam uma positiva variação de humor, já após a terceira semana de atividade.

2) Ossos: exercícios regulares com pesos são fundamentais para a construção e manutenção de massa óssea (combate a osteoporose etc)

3) Envelhecimento: ao fortalecer os músculos e o coração, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

4) Stress e ansiedade: atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress, e também funciona como um tranqüilizante natural.

5) Colesterol: praticar algum tipo de atividade física regular, aumenta os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o bom colesterol) no sangue, fator associado à redução de riscos de doenças cardíacas.

6) Auto-estima: as pessoas que praticam atividade física regularmente sentem-se mais confiantes. Melhora da estética.

7) Sono: quem pratica uma atividade física, cai no sono com mais facilidade, dorme profundamente, acorda restabelecido e tem uma qualidade de vida melhor.

8) Doenças crônicas: os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o diabetes.

9) Capacidade mental: muitos estudos já mostraram que as pessoas que praticam algum tipo de atividade física têm reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

10) Câncer: as pesquisas sugeriram que mulheres sedentárias têm duas vezes e meia mais chances de desenvolver câncer nos órgãos do sistema reprodutor e ainda um risco duas vezes maior de ter câncer de mama.

Sabemos quem nem sempre é possível praticar alguma atividade física, mas precisamos encontrar alguma maneira para nos exercitar. Razões para isso, não faltam, não é mesmo?


Fonte: www.setenoticias.com